ção
Esta confiança recebeu um impulso quando os países ao abri- go do Protocolo de Montreal decidiram tomar uma acção rápida e precoce no caminho para o fim da produção e consumo de HCFC. Contudo, estas acções devem ser tomadas no contexto de uma nova era, na qual o mundo adopte a necessidade incon- dicional para o “crescimento verde” – crescimento que afasta a abordagem “business as usual” (“negócios, como de costume”) e que nos apressa no caminho de economias eficientes em recur- sos e baixas em carbono, com uma gestão inteligente do espó- lio natural. De fato, o ataque acelerado ao consumo dos HCFCs poderá gerar o máximo de benefícios no que diz respeito tanto ao ozono quanto ao clima, caso esta eliminação venha acompa- nhada de melhorias em questões como a eficiência energética e com a adopção de tecnologias alternativas. O mundo tem uma oportunidade única de eliminar as substâncias destruidoras de ozono e, simultaneamente, colher benefícios ambientais ao clima com o incremento da eficiência energética e o estimulo ao cres- cimento de serviços ecológicos.
uma nota para os jornalistas
O Gráficos do Ozono Vital foi criado para ser uma ferramenta prática para os jornalistas que estejam interessados em de- senvolver histórias relacionadas com a destruição do ozono e o Protocolo de Montreal. Além de providenciar uma intro- dução básica ao assunto ozono, esta publicação serve para incentivar os jornalistas a procurar informações complemen- tares de outras fontes especializadas e para fornecer gráficos e tabelas visuais prontos que possam ser incorporadas num artigo. Todos os gráficos estão disponíveis online sem qual- quer custo em www.vitalgraphics.net/ozone. Os gráficos po- dem ser descarregados em diferentes formatos e resoluções
e estão criados de forma a ser facilmente traduzidos para as línguas locais. A versão on-line apresenta materiais adicionais tais como: “ideias de histórias”, contactos, um glossário global e mais links com informação relacionada com o buraco de ozono.
O PNUMA DTIE Acção Ozono, PNUMA/GRID-Arendal e Zoï Environment Network gostariam de receber uma có- pia de qualquer material que utilize estes gráficos. Por favor envie um e-mail para ozonaction@unep.fr, ozone@ grida.no e enzoi@zoinet.org.
prefácio da segunda edição
Durante mais de 20 anos, os esforços dos intervenientes do Protocolo de Montreal traduziram realidades científicas em decisões políticas, gerando ações concretas em campo. A experiência bem sucedida deste protocolo pode servir como guia e exemplo inspirador do sistema multilateral, e pode gerar maior confiança à implementação de outros acordos ambientais multilaterais.
Esta segunda edição revista do “Gráficos do Ozono Vital” lança uma luz sobre as recentes decisões tomadas pelos intervenientes do Protocolo de Montreal para acelerar a eliminação dos HCFCs e as implicações que estes têm na escolha e utilização de substâncias químicas substitu- tas. A publicação também está centrada nas interfaces da problemática do ozono com o regime climático - tanto no aspecto físico do comportamento atmosférico em si como no terreno institucional das negociações internacionais do tratado, no âmbito do qual se discutem alguns desafios impostos pelas grandes quantidades de bancos destruido- res de ozono que ainda estocados em equipamentos em uso, e que só depois de completamente eliminados trarão segurança para atmosfera.
Mais de 10 novos mapas e gráficos acompanham o mate- rial gráfico totalmente actualizado dando origem ao “Gráfi- cos do Ozono Vital 2.0 – Link do Clima”.